sexta-feira, 2 de junho de 2017

A praia da Trafaria em 1905

Se alguma vez se conseguisse ligar as duas margens do Tejo, alargando a capital até os arredores de Almada, ter-se-ia attingido para Lisboa o supremo melhoramento.

Trafaria, Praia e ponte, 1905.
Imagem: Hemeroteca Digital

Desenvolver-se-ia rapidamente a encantadora margem direita do rio e transformar-se-iam as praias da Trafaria e da Caparica na mais bella concorrida praia, perto de Lisboa. 

Trafaria é hoje um recanto pacato e barato, aonde não chegou ainda nem o luxo das toilettes nem o luxo das roletas. É espaçosa a praia, mas a população balnear encontra-se n'um espaço reduzido.

Trafaria, Alberto Carlos Lima, 1905.
Imagem: Hemeroteca Digital

O visitante, sempre junto do mar; percorre uns poucos do kilometros sempre pela areia, dá a volta ao chamado bico — um bico do areia no mar, que fica em frente do Bugio — e encaminha-se então para a costa, onde o mar brama já com rugidos ameaçadores. Toda essa costa, hoje habitada apenas por pescadores, é susceptivol da melhor e mais commoda transformação.

Trafaria, Alberto Carlos Lima, 1905.
Imagem: Hemeroteca Digital

Basta dizer que perto de Lisboa é a unica praia onde pôde haver banho de onda. Mas fica por ora muito longe; ha muita falta do transportes, não abundam os attractivos. Por isso, a população que debanda para aquelle lado, deixa-se ficar na Trataria, que pouco a pouco tem progredido, onde não  ha ondas, o onde a pequenada traquinas pôde confiadamente brincar na praia, sem perigo do banhos forçados.

É em frente d'esta praia que está ancorada a escola do nataçào dirigida pelo Sr. Abbata, professor do Gymnasio Club, o cujas  lições constituem todas as manhãs o grande attractivo dos banhistas.

Trafaria, No banho, Joshua Benoliel, 1905.
Imagem: Hemeroteca Digital

Na gravura que damos acima, No banho, vemos ao longe,  a embarcação escola para os arrojados saltos gymnasticos  que faziam morder de inveja os mais destemidos acrobatas do  Colyseu. (1)


(1) Brasil-Portugal, revista quinzenal illustrada, n.º 161, 1 de outubro de 1905

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