sábado, 19 de junho de 2021

Bulhão Pato por Raphael Bordallo Pinheiro em 1870

Agora temos o meu velho amigo Bulhão Pato em extasi poetico, esquecido da caça e ludibriado pelas perdizes e pelos coelhos e lebres em cuja perseguição saira a campo. Descobriu porventura alguma nova "flor agreste" e medita principiar por ella outro volume tão desejado pelos que leram o primeiro. Acaba gentilmente com esta caricatura o primeiro fasciculo da sua obra. (1)

Bulhão Pato por Raphael Bordallo, Pinheiro (1846-1905).
O calcanhar d'Achilles, album de caricaturas, 1870.
Museu Bordalo Pinheiro

Tem licença amplissima para publicar a minha caricatura.
Que ha n'ella d'offensivo?
Apenas uma coisa; mas essa é co 'a minha vaidade:
Quando o seu lapis me desenhou com a face esqualida, a mão espalmada, as pernas como dois finissimos floreies, quer-me parecer que fez mais um retrato do que uma caricatura.

Seja como for, acceite um aperto de mão agradecido do seu
Admirador o do seu amigo
Lisboa, Março de 1870

R. de Bulhão Pato (2)



(1) Teixeira de Vasconcellos, Raphael Bordallo Pinheiro, O calcanhar d'Achilles... 1870
(2) Bulhão Pato, Raphael Bordallo Pinheiro, O calcanhar d'Achilles - album de caricaturas, 1870

Artigo relacionado:
Retratos de Bulhão Pato

Leitura relacionada:
Raphael Bordallo Pinheiro, O calcanhar d'Achilles - album de caricaturas, 1870

Mais informação:
Museu Bordalo Pinheiro

Tema:
Bulhão Pato

Sem comentários: