quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Marquesa de Alorna na Costa de Caparica

Minha Avó residia, de verão, em Almada, na antiga casa de meus Avós. Um dia recebi uma carta sua, para a ir alli ver e combinarmos conto haviamos de festejar os annos de sua filha D. Henriqueta, nos primeiros dias do mez de Julho.

Almada, vista sul, Joaquim Possidónio Narcizo da Silva, 1862.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Chegando a Almada, com meu irmão, não encontrámos nossa Avó nem parentes, que nos tinham deixado recado para irmos á Costa, onde estavam em uma grande pescaria. 

Traseiras em ruínas do palácio dos marqueses da Fronteira, espólio Cassiano Branco.
Arquivo Municipal de Lisboa

A digressão era longa e não a julgámos muito divertida; comtudo, estava proximo o anniversario que queríamos festejar e nós não queriamos concorrer para que se frustrassem os projectos da nossa respeitável Avó. 

Minha Avó, que, como tenho dito, era um pouco persistente nos seus principios, tinha teimado em ir no seu paquebote, com o seu velho cocheiro e libré da antiga casa de Alorna. 

Leonor de Almeida Portugal,
4.a Marquesa de Alorna, 8.a Condessa deAssumar (1750-1839).
Wikipedia

A equipagem e a parelha eram tão velhas como a dona e o cocheiro, o caminho arenoso e impraticável para qualquer equipagem; e, tendo nós alugado cavalgaduras e partido, a todo o galope, para a Costa, encontrámos no caminho umas mulheres que nos perguntaram se eramos os meninos da Senhora Condessa d'Oyenhausen e, sabendo que sim, nos disseram que a nossa Avó e Avô estavam enterrados na areia, a pouca distancia d'ellas, e que os machos estavam quasi mortos. 

Quadro, atribuído a Domingos de Sequeira ou a Pellegrini, representando os três irmãos ainda crianças:
D. José Trazimundo, sétimo Marquês de Fronteira, D. Leonor Mascarenhas, Condessa de Alva
e General Dom Carlos de Mascarenhas.
Arquivo Municipal de Lisboa

Accelerámos o passo, intrigados, sem sabermos quem era o nosso novo avô, e achámos o velho cocheiro, desamparado ao pé da carruagem e da parelha, rogando mil pragas a sua ama, declarando que nunca mais havia de servir poetas e dizendo-nos que o rancho das nossas tias se tinha adeantado, ficando minha Avó com Monsenhor Cherubini, que era quem as mulheres annunciaram por meu Avô, os quaes tinham seguido, montados em mulas de moleiro, acompanhados pelo moço da trazeira. 

Seguimos o caminho e, pouco adeante, encontrámos a caravana, dirigida por nossa boa Avó, montada em uma das taes mulas, tendo posto por cima da touca e cabelleira loura um grande chapeu de palha que lhe havia emprestado um pescador da Costa, por causa do grande calor, e conseguindo resolver o seu companheiro a fazer o mesmo, pondo sobre a calva empoada um chapeu semelhante.

Configuraçao do terreno comprehendido entre o pontal de Cacilhas e a praya da Costa, 1810.

Monsenhor ia de casaca á romana e meias encarnadas e o moleiro levava-lhe na mão o chapeu pelos cantos. O velho moço da trazeira seguia a caravana, cansadíssimo e de pessimo humor, e Monsenhor, perdido de riso, exclamava, apontando para minha Avó: Que caricatura! que graça! que espirito! que talento!

Costa da Caparica, brasão e coroa do Reino Unido de Portugal e Brasil antes colocados na "casa da coroa".
Caparica news

Assim chegámos á Costa, onde fomos recebidos pela outra parte do rancho, que se tinha adeantado, e o mestre de desenho, Luiz Thomé de Miranda, que era da partida, fez uma espécie de caricatura da entrada de minha Avó e de seu companheiro, Monsenhor Cherubini, a qual muito sinto ter perdido.  (1)


(1) Memórias do marquês de Fronteira e d'Alorna D. José Trazimundo Mascarenhas Barreto... 1861

Artigo relacionado:
Alcipe

Leitura relacionada:
A Costa da Caparica de Luísa Costa Gomes

Sem comentários: