segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Junta Central das Casas dos Pescadores

Todas as zonas piscatórias do País, têm sentido a acção benéfica da Junta Central das Casas dos Pescadores a que preside a figura ilustre do senhor AImirante Henrique Tenreiro. E a população do nosso concelho, composta por um determinado número de pescadores também muito tem usufruído desses benefícios.

Costa da Caparica, Casa do Pescador e Monumento ao [padre Baltazar] seu fundador, ed. Passaporte, 70.

A sua Casa dos Pescadores, na Costa de Caparica, hoje Serviço de Assistência aos Pescadores, tem sido o amparo dos velhos, crianças e doentes. A sua Maternidade e escola pré-escolar, o posto-médico, enfermagem, amparo à criança recém-nascida e tantas outras coisas úteis a quem trabalha, tem sido de alto valor para aqueles que labutam no mar pelo pão de cada dia. 

Hoje no terreno onde se encontrava a velha Casa dos Pescadores, está-se construindo um novo edifício que pela sua amplitude, se pode já avaliar o que será a sua utilidade a favor dos pescadores.

Costa da Caparica edifício do Serviço de Assistência da Junta Central das Casas dos Pescadores.
Google Maps

Mas a Junta Central das Casas dos Pescadores, vai mais longe, na mira de procurar o bem estar e o conforto dos seus associados, e assim, possuindo na Costa de Caparica um bairro com 44 moradias, outro bairro com mais 44 casas está quase concluído e pronto a ser habitado. 

Na Costa de Caparica, no campo cultural, recreativo e desportivo, tem ainda, a sua Banda de Música, o Grupo Desportivo dos Pescadores, Rancho Infantil e Rancho Regional "Marisol" dos Pescadores.

Costa da Caparica, Rancho Infantil Marisol.
João Raimundo Gonçalves‎

– Na Trafaria – A obra de assistência aos pescadores, em edifício próprio, é notável pelo conforto e modelares instalações que, tem merecido o elogio de todos aqueles, nacionais e estrangeiros que visitam tão útil e bem cuidada casa onde o gargalhar das crianças se confundem com o chilrear dos passarinhos. 

– Depois damos um saltinho, e vamos à freguesia de Caparica, e encontramos no Portinho, a Casa Agrícola de S. Pedro e a Escola Externato para filhas de pescadores, onde o campo faz a sua aliança com o mar. 

Caparica Portinho [da Costa]  Casa Agrícola de S. Pedro e a Escola Externato para filhas de pescadores 01
Google Maps

Tendo a seus pés as águas meigas do Tejo e o campo verdejante em sua volta, o Externato é o local indicado para a juventude gozar saúde, se recrear e estudar.

Todos estes benefícios, como dizemos em princípio, devem-se à Junta Central das Casas dos Pescadores e em especial a Sua Excelência o senhor Almirante Henrique Tenreiro que, no concelho de Almada, como Provedor da Misericórdia tem feito uma notável obra de assistência.

Almirante Henrique Tenreiro
Fragata D. Fernando II e Glória

Praia do Sol ao festejar mais um ano de existência, cumprimenta respeitosamente Sua Excelência como seu grande amigo, agradecendo penhoradamente tudo que tem feito a bem da nossa terra. (1)


(1) Almada na História,Boletim de Fontes Documentais, n° 31, 2018
cf. Jornal Praia do Sol, n.º 193, 1 de janeiro de 1962


Leitura relacionada:
João Guilherme Faria da Costa, Bairro de Casas para Pescadores da Costa da Caparica / Bairro Novo dos Pescadores
Henrique Tenreiro — "patrão das pescas" e guardião do Estado Novo



Outras referências (Jornal Praia do Sol, 15 de setembro de 1953):
O Povo de Almada numa grandiosa manifestação de estima e respeito presta sincera Homenagem ao Senhor Comendador Tenreiro: O Comandante Tenreiro e sua obra - Programa da homenagem
O Comandante Tenreiro e os pescadores de Portugal
Ligando a Costa á mata foi recentemente aberto um caminho para peões, está proseguindo até á FNAT
Fonte da Telha - Um paraíso da solidão a duas léguas do bulicio
A Misericordia de Almada e os seus diversos sectores de Assistência
Serviço de assistência aos pescadores da Costa da Caparica - algumas imagens
O hospital de Almada é um modelar estabelecimento de assistência
Centro de Assistência Social da Junta Central das Casas dos Pescadores na Trafaria
Roteiro pratico da Costa da Caparica e arredores
Rotary Clube de Almada
Praia da Costa da Caparica, usos e costumes

2 comentários:

Unknown disse...

Como eu me lembro desse edifício morei lá 8 anos com a minha irmã mais nova, todos os domingos íamos a missa na igreja em frente ,lá aprendi a fazer renda a cozinhar.passamos bons momentos e outros muito maus as srs que tomavam conta das crianças eram solteironas e muito rígidas belos tempos

Anónimo disse...

No terceiro andar havia um internato para filhas de pescadores que eram orfãs de pai ou de mâe. Se me lembro certo era-mos cerca de 30 raparigas entre a idade dos 5 aos 18 anos, e até houve uma altura jà perto do encerramento do internato que tivemos duas meninas ainda bebés , uma delas faleceu em sarampo là.Vivi là 8 anos com a minha irmã. / Margarida Espirito Santo