sábado, 1 de maio de 2021

Restaurante Carolina do Aires por Maurício de Vasconcelos

No domingo passado, dia 30 de Março o dia começou bem cedo. Fui para a Costa da Caparica, visitar o restaurante Carolina do Aires e a casa do Dr. Luciano Carvalho (1964), uma casa desenhada em contexto urbano e com um programa diferente das que estou a estudar, por se tratar de uma casa de férias.

Costa da Caparica, década de 1970
Delcampe

Dirigi-me ao restaurante Carolina do Aires e uma vez que era hora de almoço decidi parar e aproveitar a oportunidade para entrar no restaurante e assim "sentir na pele o espaço".

Proposto, inicialmente, como um objecto para uma permanência de carácter temporário, Maurício desenha toda a estrutura em madeira, sendo rapidamente desmontável caso fosse necessário.

Costa da Caparica, restaurante Carolina do Aires, década de 1980.
Delcampe

Apesar de se encontrar muito alterado, pelo menos exteriormente, percebe-se claramente a intenção do arquitecto, a procura de uma ligação interior exterior.

Por dentro ficámos maravilhados com a dinâmica imposta pela estrutura da cobertura e por todo o ambiente de recolhimento e conforto proporcionado pela madeira. (1)

[São ainda de Maurício de Vasconcelos a autoria dos equipamentos de praia de apoio aos banhistas no âmbito da campanha de 1969, "Há e mar, há ir e voltar" de Alexandre O'Neil.]


(1) Single family houses by Mauricio de Vasconcelos, 1950-1970

Tema:
Urbanismo

Sem comentários: