sábado, 8 de maio de 2021

O Pombinho (TR-32L)

João Ferreira, alcunhado de "Rácha", nasceu cm junho de 1907 e faleceu em Julho de 1958. Nos anos trinta, no Lugar da Costa, exercia a função de polícia, cargo que soube executar com respeito, sem melindrar quem quer que fosse sem razão.

Costa da Caparica, Passaporte 60, Arribação dos pescadores após o lançamento das redes.
Delcampe

Depois de deixar de ser polícia na povoação. tornou-se um arrais de nomeada, afirmando-se, no governo das artes de xávega do "rnestre Chico". Depois de se revelar um bom arrais, o "Rácha" com o cunhado António Salgado, ou seja, o 'Tó Salgado", como era assim conhecido, vincularam-se na compra de urna arte de pesca e de um barco meia-lua, de nome o "Galínho", que era do mestre Vitorino José Galinho, mandado por este construir nos estaleiros do Talaminho.

Costa da Caparica, Passaporte 59 Pescadores lançando as cordas para o arrasto da rede.
Delcampe

O João governava a arte da pesca, o cunhado como excelente arrais de terra tratava do seu arranjo. Tempos depois os sócios separaram-se, o porquê não é chamado para o caso, e o arrais João convidou outro cunhado para sócio, que aliás também tinha alguma experiência no trato das redes e cujo nome era Aniónio Gonçalves Bexiga, o "Tó da Bia".

Costa da Caparica, Passaporte 62, Pescadores na faina de arribação.
Delcampe Bosspostcard

Os tempos passavam, até que um dia a sociedade terminou e a arte foi vendida ao Mário Gonçalves, o "Corvo", que nomeou o barco de "Pombinho".  (1)

Barco Meia lua, Pombinho.
Paulo Zé Silva

*
*     *

O Exeter Maritime Museum foi inaugurado em 1969 e encerrou em 1997. Possuía na sua colecção mais de 400 embarcações e mais de 300 modelos à escala. Das 187 embarcações listadas constava o Pombinho, aí referido como Meia-lua da Costa da Caparica [Comp: 08,23; Boca: 2,35; Pontal:  ; T: —. cf. Caxinas a freguesia: Barcos tradicionais portugueses...].

Atrasados, acorremos a Exeter em janeiro do ano passado [v. O nome dos barcos (2 de 3)] e tendo aí encontrado o S. Paio da Torreira não tivemos notícias do Pombinho.

Entretanto, há pouco tempo, soubemos que haveria a possibilidade do Pombinho estar no  National Maritime Museum em Gdańsk na Polónia, já que este museu acolheu parte do espólio de Exeter em 2019. Assim sendo, fomos á exposição (fotográfica) do Maritime Culture Center, Boats of Peoples of the World.
 
Saveiro meia-lua da Torreira, Santo António no Museu de Marinha.
Revista da Armada n° 555, setembro-outubro de 2000

Uma vez mais encontrámos o S. Paio no Museu de Marinha, mas o Pombinho não...


(1)  Mário Silva Neves, Tu, Costa Minha!... o passado e o presente, 2002


Artigo relacionado:
O nome dos barcos (2 de 3)

Mais informação:
Caxinas a freguesia

Sem comentários: