sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Barcos varados no areal por Ogden Pleissner

As paisagens europeias do pós-guerra de Pleissner — se bem que menos conhecidas do que a sua arte desportiva — são consideradas encarnações magistralmente compostas de lugares e momentos particulares no tempo e, mais importante para Pleissner, transmitem um leque de mudanças de humor.

Costa da Caparica, Beached boats, Ogden Pleissner.
MFA H

"Pode-se dizer que uma imagem tem o sentido do lugar", explicou Pleissner, "mas numa pintura, uma paisagem, para mim é o humor transmitido que conta. Constable, Homer e George Innes transmitem um sentido de lugar nas suas imagens, mas há algo mais que vai muito para além disso".

Costa da Caparica, Fishing boats, Portugal, Ogden Pleissne.

Para além disso Pleissner sentiu que "cores neutras e cores brilhantes criarão diferentes humores. Pode-se tomar o mesmo motivo, o mesmo assunto, em diferentes momentos do dia, ou em diferentes momentos do ano. Certos dias, o motivo, parecerá muito contrastante e brilhante, e as cores serão vivas. Noutro dia  o nevoeiro cobrirá a cena ou será de manhã cedo, ou depois, ao fim da tarde, ou à noite. Então tudo se misturará, e não teremos o poderoso efeito do contraste, e um humor diferente, mais suave, irá prevalecer" [...]

"Barkes du mar", Ogden Pleissner.
Amazon

Considerou Portugal, especialmente a região do Algarve, um dos "lugares mais bonitos" que alguma vez visitou e "um lugar maravilhoso para pintar" e, enquanto aí esteve, conseguiu congelar no tempo o estilo de vida do velho mundo (incluindo a população tradicionalmente trajada) que perdurou durante a maior parte do século XX, compondo um alinhamento perfeitamente proporcionado de primitivos barcos de proa alta, modelados a partir dos navios dos antigos fenícios [...] (1)

Portuguese fishing boats, Costa da Caparica, Ogden Minton Pleissner,
artnet


(1) The Lusher gallery

Mais informação:
Ogden Pleissner (Wikipedia)
Shelburne Museum: Pleissner gallery
artnet

Sem comentários: