sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Grande desordem na Costa de Caparica

Hontem, pelas 3 horas da tarde, constou no gabinete dos reporters, no governo civil, que pouco antes tinham desembarcado na ponta dos vapores no caes do Sodrè, duas macas conduzindo dois homens feridos, n'uma grande desordem, que se dera, de manhã,na Costa de Caparica, os quaes haviam seguido para o hospital de S. José.

Grand Hotel Central na Praça dos Remolares (futura Praça Duque da Terceira) e Estação dos Vapores Lisbonenses no Cais do Sodré, 1892.
Arquivo Municipal de Lisboa

Partimos immediatamente para aquelle hospital, afim de colher esclarecimentos sobre o caso. Quando porém, chegámos ao largo de S. Domingos, avistámos uma maca pousada no chão á porta d'uma taberna, logo ao começo da calçada do Garcia.

Lisboa, Largo de São Domingos no início da Caçada do Garcia.
Arquivo Municipal de Lisboa

A maca conduzia um dos feridos na desordem da Costa. Os conductors, quizeram dar uma tijella de caldo ao enfermo que vinha bastante debilitado. 

Acompanhavam a maca um genro e um irmão do ferido, os quaes nos deram explicações da desordem e suas consequências, pela seguinte forma: 

Logo de manhã, pelas 8 horas, o mestre de rêde Adriano Rodrigues, tendo uma porção de peixe na praia da Costa, negou-se a vender um lanço ao comprador João dos Santos, de 38 annos, casado com Francisca do Rosario, da qual tem 3 filhos, e a mulher gravida, estabeleceu se altercação entre os dois e seguidamente envolveram se em desordem, na qual tomaram parte alguns homens da companha do mestre Adriano Rodrigues, e diversos compradores de peixe que seguiram o partido de João dos Santos. 

Costa da Caparica, ed. Acção Bíblica/Casa da Bíblia, s/n, cliché João Martins, década de 1930.
Fundação Portimagem

No meio da lucta, o mestre Adriano puxou d'uma navalha de ponta e mola, e deu três facadas no lado esquerdo do peito de João dos Santos. 

Vista da Costa de Caparica tirada a partir das terras da Costa
Abel Rezende, gramofones, discos e artigos fotográficos, Rua Capitão Leitão, 48 3°, Almada
Arquivo Histórico de Almada

Na refrega também foi aggredido com cacetadas Joaquim Cardoso, de 20 annos, solteiro, natural de Sinfães, concelho de Vizeu, filho de Joaquim Cardoso e de Francisca Jayme. Este homem fazia parte da companha do mestre Adriano. 

Serenados os ânimos, tratou-se de conduzir os dois aggredidos para o Monte, onde foram pensados pelo medico da localidade, vindo em seguida para o hospital de S. José. Ambos estão em estado grave. 

Professor João Barreira (médico na freguesia do Monte)
Columbano Bordalo Pinheiro, 1900.
Wikimedia

O faquista não foi preso. (1)


(1) Diário Illustrado, 11 julho de 1893

Sem comentários: