sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

O padre Mathias (não Matheus...) da Sobreda

Por escrupulosa prudencia deixámos de publicar no passado número o que na vespera acontecêra com o façanhoso Padre Mathias (Matheus lhe chamam erradamente os impressos e o povo) e de que já hoje vai cheia toda a cidade.

António Feliciano de Castilho director da Revista Universal Lisbonense (1841-1845)

O nosso artigo que já estava composto era em todas suas partes exactissimo: como porém grave, e de escandalo, fôsse o seu assumpto e as provas, hoje superabundantemente accumuladas, ainda então não existissem, entendemos que se no callar totalmente o facto desfalcavamos a nossa folha, no amadurecel-o para a publicidade nos desempenhavamos de um dos principaes deveres de jornalistas.

Revista Universal Lisbonense

Sahimos tardios com a notícia, compensaremos esse desar com a brevidade da narração.

Na manhã de 11 d’este Maio, aparelhava-se, para dizer missa na freguezia da Encarnação o Padre Mathias Antonio. Havia quatro mezes que elle ahi exercitava essa e outras funcções do sacerdocio com venia e boa paz do Reverendo Prior, a quem para esse fim exhibira uma licença assignada pelo Em.mo Patriarcha D. Patricio. Alguns Padres d’aquella e das visinhas Parochias o tractavam como a bom collega; e os fieis o haviam em conta de mui digno do oficio, que muito curiosamente preenchia, de prégador e confessor. 

Lisboa, Liga Naval e Egreja da Encarnação, Faustino António Martins s/n,  c. 1900.
Delcampe

Testimunhas porém, em segredo convocadas por uma denúncia dada contra elle, entram com o Regedor da Parochia pela Sacristia, e afirmam em sua presença reconhecerem-n'o por leigo. Mathias os combate, primeiro com o escarneo, depois com as injurias; mas o contradictorio de algumas de suas coarctadas, e sobre tudo a perturbação de animo, que vislumbra por todas suas feições e gestos, corroboram a accusação. 

O Regedor requer do accusado a apresentação de titulos, que o abonem de sacerdote; elle lheresponde que os tem em sua casa: partem ambos para lá, mas quasi chegados á porta lhe diz — que esses papeis de repente lhe lembra que param na Secretaria d'Estado com um requerimento em que anda para certa Igreja: — o Regedor lhe dá a voz de preso. — Levado perante o Administrador do 4.° Julgado presiste denodadamente na sua afirmativa: chega até como quer que seja a proval-a com testimunhos, um vocal, outro escripto, de pessoas respeitaveis.

Biblioteca Nacional de Portugal
Confuso o magistrado com a promptidão e naturalidade com que o accusado solve dúvidas e rebate argumentos; mas não ainda interiormente convencido, remette-o prêso para o chefe espiritual do districto; afim de que pela camara ecclesiastica se possam haver as necessarias informações. — Mathias se dissera religioso dos eremitas descalços do convento da Sobrêda; ... nos assentos do archivo lá se encontra Mathias religioso dos eremitas descalços do convento da Sobreda.

Dissera haver sido cura na freguezia da Gollegãa; ... o registo da carta, em que se lhe esse beneficio conferia, não menos apparece. — O Prelado receando, como varão prudente e virtuoso, o vêr exposto um innocente á vergonha, e um presbitero á prisão e rigores da justiça, intercede com a auctoridade, para que sem prejuizo de ulteriores indagações, deixe pernoitar, solto, em sua casa o accusado, que prometera provar no dia seguinte por confrades seus da Sobreda a veracidade da sua, em apparencia mui ingenua, deposição.

Nessa noite o administrador, que promptamente se rendeu aos desejos do Sr. Patriarcha, manda a casa do enigmatico personagem: — encontram-no serenamente adormecido: — este somno acaba quasi de completar a prova de sua innocencia. No dia seguinte Mathias e os seus poucos teres haviam desapparecido. — No Campo de Santa Anna foi visto vender a um adello alguns objectos: — de tarde atravessar o Paço do Lumiar em companhia de uma mulher e dirigir-se pelo caminho de Carnide. 


Lisbonne, Ports de Mer d'Europe, Deroy, Turgis Jne, c. 1840.
Frame

Para toda a parte se expediram de repente ordens contra ellle de prisão com os signaes da pessoa declarados. — Idade uns 44 annos; altura ordinaria; rosto comprido e secco; olhos grandes e azues; nariz regular; cabello preto ondeado; barba preta e cerrada; e todo elle de proporções seccas. 

Emquanto viaja; e algum dos mil braços da justiça o não empolga; digamos a nossos leitores o que a seu respeito se tem podido averiguar.—Mathias Antonio, de obscura geração e filho de um pedreiro, foi pedreiro; miliciano; soldado de cavallaria um; de infanteria um; de provisorios; pintor; ferro-velho; e sombreireiro! — de tudo ha documentos. — Não contente com esta encyclopedia profana de artes e officios, ordenou-se a si mesmo: — foi cura; capellão em varias casas e freguezias, no que se houve com tanta actividade, que muitos dias passavam de tres as suas missas — uma na estrada da Charneca — outra na Encarnação — outra na rua Formosa — outra em Santa Izabel etc.

Rua do Século (antiga Rua Formosa), Lisboa Velha de Roque Gameiro.
roquegameiro.org

Foi pregador e de fama; confessor e bem afreguezado; acompanhador de enterros etc. Finalmente, desejoso de que nenhuma cousa lhe ficasse por experimentar; e cubiçando reunir em si o mais possível de sacramentos — casou — enviuvou; — tornou a casar; e tornou ainda a casar com terceira mulher, tendo viva a segunda: — deixou as duas por uma quarta, com quem não casou: — e parece, que já não foi com a mesma quarta que desappareceu.

Ouvimos que a um dos soldados, que o escoltaram nos seus trabalhos do dia 11, dissera elle; — sou padre e hei-de proval-o; mas que o não fosse, que tinha ninguem com isso? — ou temos liberdade, ou a não temos; se a temos, deixem exercer a cada um a industria que bem lhe parece!

Assim se abusa das duas mais sanctas cousas do mundo — da Liberdade, que humanisa a Religião — da Religião, que sanctifica a Liberdade!! (1)


(1) Um padre feito à pressa, Revista Universal Lisbonense n° 33, 19 de maio de 1842

Sem comentários: