quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Convento de Nossa Senhora da Assunção dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho

A Santa Reforma de Agostinhos Descalços principiou neste Reino em 2 de Abril de 1663, cuja intro-ducçaõ teve origem na religiosa piedade da Serenissima Senhora D. Luiza, Rainha de Portugal, Mulher d'El-Rei D. João IV. a qual desejando retirar-se do Seculo, e fundar semelhante Reforma, communicou este seu pensamento com o seu Confessor o insigne Fr. Manoel Poeiros, Religioso neste tempo de Nossa Senhora da Graça, o qual naõ sómente lhe approvou aquelle santo projecto, mas lhe persuadiu, que para a subsistencia do tal Mosteiro se lhe fazia preciso haver outro de Religiosos da mesma Ordem.

Retrato Luisa Francisca of Guzmán and Medina Sidonia (1613-1666), atríbuido a Alonso Cano, c. 1630-1635.
Revista Goya

Este conselho adinittio a Serenissima Rainha, e fazendo-o pôr em execuçaô, foi o dito Confessor o primeiro, que com licença do Geral da Ordem vestio o habito da Reforma, e se chamou Fr. Manoel da Conceiçaõ.

Hathi Trust Digital Library
Com elle lambem vestira o mesmo habito cinco Religiosos do mesmo Convento de Nossa Senhora da Graça, insignes em letras, e em virtudes. Fez-se esta funcçaõ em dia de Nossa Senhora dos Prazeres na Ermida de D. Gastaõ Coutinho, onde se descalçáraõ, e tomáraõ posse do Convento chamado do Monte Olivete no sitio do Grillo, huma legoa de Lisboa, que a sobredita Rainha tinha mandado edificar para os novos Religiosos.

O respeito, e grande veneraçaõ , que todos tributavaô a esta admiravel Princeza, fez assustar, e impedir algumas objecções que se levantavaõ contra esta Reforma, a qual desde entaõ continúa com grande augmento, e exemplo, confirmando-lhe o Papa Clemente X, no anno de 1675 todos os seus Conventos.

Daõ estes Religiosos obediencia a hum Vigario Geral, que totalmente os governa , e gozaõ dos mesmos privilegies, e indultos que os Summos Pontifices concedêraõ aos Eremitas de Santo Agostinho. Consta dos seguintes Conventos de Religiosos [ler mais...] (1)

O Convento da Sobreda [Quinta da Tourada] foi doado por Fernão Castilho de Mendonça aos Agostinhos Descalços , [que devido à sua idade avançada lhe fora recusado professar mas"com obrigação de o sepultarem na capela-mor do dito convento no carneiro que está nela feito"] por escritura de 19 de Julho de 1668, não pedindo aquele que na fábrica do convento houvesse memória sua, nem escudo de armas, nem que nela se colocasse o seu nome, apenas pediu que se rezasse por ele uma missa quotidiana.

A topographical chart of the entrance of the river Tagus (detalhe), W. Chapman, 1806.
Biblioteca Nacional de Portugal

No dia 20 os padres tomaram posse do mesmo e no dia 21 nele rezaram a primeira missa, encontrando, nas palavras do cronista da Ordem, uma bela igreja quase terminada, dormitório com 12 celas já feitas, portaria, refeitório, antecoro, sacristia, e uma cerca contendo pomar, vinha, horta, água copiosa, e sete capelas dos sete principais passos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, enfileirados na parede da cerca [...]

Carta chorographica dos terrenos em volta de Lisboa, 1814.
Biblioteca Nacional de Portugal

Já se achavam feitas imagens de vulto e estavam pagas as obras que faltavam, menos o claustro [...] Os vitrais da igreja eram pintados trazidos da Holanda [...] Tinha um altar privilegiado em 1780 [...] (2)

Tendo-se ja noticiado ao publico, no supplemento deste Diarío N.° 110, que havendo por bem Sua Maggestade, conformar-se com o parecer da junta do Exame do estado actual, e melhoramento temporais das Ordens Regulares, sobre a Suppreção, e extincção, que havião pedido o Vigario Geral e Definitorio da Congregação dos Religiosos Agostinhos Descalços, de alguns Conventos, e Hospicios da sua Ordem.

Lisbonne son port, ses rades et ses environs avec une petite carte routière du Portugal (detalhe), 1833.
Biblioteca Nacional de Portugal

O Prior do Convento de Nossa Senhora da Boa-hora no Bairo dc Belém, faz saber que tendo-se annexado ao dito Convento, o da Senhora d'Assumprão no sitio da Sobreda em Caparica, elle o pertende arrendar, ou aforar; e faz saber, que o dito Convento supprimido, tem bons comodos para qualquer familia , ainda que numeroga; tem boas terras dc vinha , excellentes parreiras e abundancia de arvores de caroço, e alguma de espinho, canas para arranjo das parreiras, e para vender, boa horta, dois grandes poços, cavallariça , lagar, e boa casa de adega quem o pertender arrendar , pode ir fallar com o dito Prior. (3)

A Sobreda (antigamente Suvereda) está ligada com a Charneca pelos terrenos de Vale Figueira.

Sobreda, Carta dos Arredores de Lisboa — 68 (detalhe), Corpo do Estado Maior, 1902.
IGeoE

Lugar solitário, assente sobre alguns outeiros, que lhe fornecem ao centro o caminho principal, desigual e pedregoso, que lhe circundam a parte baixa, a que chamavam no final do século passado [XVIII] Largo do Rio, em consequência da bica que em parte do ano ali corre e fornece água às lavadeiras, e do poço público que por volta de 1800 a 1830 no mesmo largo foi aberto a expensas de um cavaleiro daquele lugar, o Fidalguinho da Sobreda, Francisco de Paula Carneiro Zagalo e Melo. (4)


(1) Pedro Ignacio Tavares, Noticia historica das ordens religiosas e congregações que existem em Portugal : com huma collecçaõ geral de estampas que representaõ as mesmas ordens, e congregações e noticia da e'poca da sua intruducçaõ, ou creaçaõ nestes reinos, a invocaçaõ, situaçaõ, e anno da fundaçaõ seus mosteiros e conventos. , Lisboa, Na tipografia de Bulhões, anno 1831.
(2) Rui Manuel Mesquita Mendes, Fenómenos de religiosidade popular na Caparica
(3) Diário do governo, 14 de maio de 1821
(4) Duarte Joaquim Vieira Júnior, Villa e termo de Almada: apontamentos antigos e modernos para a história do concelho, Typographia Lucas, Lisboa, 1896

Outra informação:
Crónica Constitucional de Lisboa, quinta-feira, 24 de outubro de 1833
Francisco Silva
Solar dos Zagallos, a Space of Memory and Creativity on the South Bank
Tomáz Zagalo e Melo
António Piano

Sem comentários: