terça-feira, 30 de abril de 2019

Costa da Caparica de José Cardoso Pires

José Cardoso Pires cruzou-se muitas vezes comigo e tive numerosas ocasiões para o conhecer pessoalmente. Comíamos muitas vezes no mesmo restaurante – O Polícia – e até passei um mês de Agosto no mesmo edifício na Caparica – o Meia Proa – eu aluguei um apartamento e Cardoso Pires, segundo julgo saber, era proprietário de outro [...] (1)

Costa da Caparica, avenida general Humberto Delgado, década de 1980.

Hoje, Cardoso Pires passa a maior parte do tempo na Caparica e quando está em Lisboa evita sair muito. Convive pouco. "Na Caparica estou a 18 quilómetros da minha casa, às vezes venho a bares a Lisboa a minha mulher nem sabe e volto para lá ... "A Caparica para mim é um sitio de isolamento e eu sou muito solitário, parecendo que não", afirma o escritor, prosseguindo nas suas revelações de intimidades: "Sou eu que, muitas vezes, faço as refeições" [...]

Retrato de José Cardoso Pires (1925-1988) no apartamento da Costa da Caparica, Eduardo Gageiro, 1984.
Eduardo Gageiro, Retratos com Histórias

Na sua casa, em Lisboa, ele está rodeado de obras de arte de valor apreciável, todas, faz notar, oferecidas "que eu não tenho dinheiro para estas coisas". Tem uma Vieira da Silva, um João Abel Manta, o Vespeira, o Júlio Pomar (um retrato a óleo seu e uma cerâmica, entre vários quadros, pois são íntimos amigos). Podem ler-se as assinaturas de Rogério Ribeiro, Costa Pinheiro, Pontimari, João Rodrigues e Manuel Amado.


Depois, há um retrato de mulher da autoria de Alice Jorge, um torso em mármore de Bruno Jorge, de quem é compadre, e uma sugestiva pintura de Eduardo Nery, que representa um esqueleto de um dinossauro dentro de uma sala, oferecido por um amigo, José Maria Caetano, a propósito do seu livro-fábula "Dinossauro Excelentíssimo" ...


É claro que na Caparica, onde escreve, o ambiente é semelhante, até porque é de fundamental importância para o despoletar da sua imagética. (2)


(1) A viagem dos argonautas
(2) Cardoso Pires só escreve na solidão da Caparica, A Capital, 23 Novembro 1987

Leitura relacionada:
Dossier digital José Cardoso Pires (1925-1998)

Sem comentários: