quarta-feira, 17 de maio de 2017

O inimigo

O quadro fora feito por encommenda de António Rodrigues das Neves, cura da frequezia de Nossa Senhora do Monte de Caparica, para a capella de Nossa Senhora do Rosário. (1)

Coroação da Virgem, Diego Velázquez, c. 1635-1648.
Imagem: Wikipedia

[...] um retábulo de quatro painéis que em 1627 o pintor Domingos Vieira [o Escuro] executou para o altar de Nossa Senhora do Rosário da Igreja Matriz da Caparica [de então; o templo actual foi construído após o terramoto de 1755]. 

Num desses painéis aparecia Nossa Senhora da Conceição ladeada por S. Tomás de Aquino [Doctor Angelicus] à direita, e à esquerda, Duns Scoto [Doctor Subtilis]. (2)

Virgem com o Menino entre S. Domingos e  S. Tomás de Aquino, 1435.
Imagem: Wikipedia

Este retábulo dividia-se em vários compartimentos, n'um dos quaes estava debuxada Nossa Senhora da Conceição, tendo de um lado S. Thomaz, que parecia em posição humilde, e do outro, com ar triumphante, o dr. Scolto.

Da bocca de um e de outro sahiam letreiros que offendiam a meticulosidade de certos orthodoxos, que fizeram as suas queixas á Inquisição, a qual resolveu mandar estudar o assumpto e analisar o quadro. (3)

Da boca de S.Tomás saía em direcção à Virgem a expressão: "Dignare me laudare te Virgo Sacrata [Faz-me digno de te louvar, Virgem sagrada]"

Da boca de Duns Scoto saía a expressão: "Da mihi virtutem contra hostes tuos [Dá-me força contra teus inimigos]"

Intercessão do beato Duns Scoto à Virgem Imaculada.
Domenico Guarino, c. 1700-1750.
Imagem: Wikimedia

Para que a expressão de Duns Scoto acabasse junto da Virgem, a legenda foi colocada da direita para a esquerda, em sentido inverso do habitual, de modo que as palavras "hostes tuos [teus inimigos]" ficavam junto da figura de S. Tomás. 

Mas, em 1633, um visitador ordinário receoso que, pela situação destas palavras, alguém entendesse que S. Tomás era um dos inimigos da Virgem, mandou apagar o dístico de Duns Scoto. O cura da Caparica não obedeceu. 

Alguns fiéis temerosos denunciaram o facto à Inquisição de Lisboa que encarregou um jesuíta da Casa de S. Roque, o Dr. Jorge Cabral, de estudar o assunto. No relatório que enviou ao Santo Ofício, o Dr. Jorge Cabral reconhecia que a expressão de Duns Scoto posta às avessas se prestava a equívocos acerca de S. Tomás de Aquino. (4)

Desta empreza foi incumbido o dr. Jorge Cabral, da Companhia de Jesus, que deu parecer em 19 de setembro de 1634 e n'elle condemna algumas palavras dos disticos, fazendo recahir as culpas sobre o cura e o pintor, que julga dignos de serem admoestados.

N'esta mesma informação dá alguns toques biographicos do executante da obra, que tinha por alcunha o Escuro e era cunhado de um corrieiro que faz coisas de anta no fim da rua dos Douradores e Gadamicineiros [?].

Imaculada Conceição, Diego Velázquez, c. 1618.
Imagem: Hospital de los Venerables

Um attestado subscripto a 24 de setembro de 1634 pelo padre António Luiz, natural e morador em Caparica, certifica de visu que não só os letreiros, mas as imagens alludidas, estavam já completamente raspadas. (5)


(1) Sousa Viterbo, Noticia de alguns pintores portuguezes..., Lisboa, 1903
(2) Ana Moreira, Iconografia mariana nos painéis do jardins do palácio dos condes de Castro Guimarães...
(3) Sousa Viterbo, idem
(4) Ana Moreira, Idem
(5) Sousa Viterbo, idem, ibidem

Leitura relacionada:
O Dogma de Imaculada Conceição na Teologia de São Tomás de Aquino e Duns Scot

Referências:
A missionação franciscana no estado do Grão-Pará e Maranhão (1622-1750)
Das coisas visíveis às invisíveis
Alberto Pimentel, A Estremadura portuguesa, Volume II, Lisboa, Empreza da História de Portugal, 1908, 539 págs.
Sousa Viterbo, Noticia de alguns pintores portuguezes..., Lisboa, 1903
Collecção de memorias relativas ás vidas dos pintores...,

D. Isabel de Moura, Domingos Vieira, Vieira o Escuro, c. 1635.
Imagem: Wikipédia


Notas:

Ana Moreira, Iconografia mariana nos painéis do jardins do palácio dos condes de Castro Guimarães...
Imagem: congeladas no tempo

«Ev elRej faço saber aos que este aluara uirem que auêdo respeito ao que na petiçã atras escrita diz Domingos Vieira pintor de óleo e imaginaria e uistas as causas que alega e a informação que o Licenciado Inaçio Colaço de Brito corregedor do ciuel nesta cidade per meu mandado tomou acerca do conteudo na dita petiçã e como pela dita informação constou ser o dito Domingos Vieyra hu dos milhores pintores de jmagiuaria doleo que ha nestes Rejnos, e a dita arte de pintura doleo e jmaginaria ser auida e reputada per nobre em todos os outros Rejnos ey por bê e me praz que o dito Domingos Vieira não seja daqui ê diante obrigado ha Bandeira de São Jorge, nem aos encargos delia nem a outros algus encargos dos a que se costumão obrigar os officiaes mecaniquos, e isto sê êbargo da proujsão per que EIRej dom Joã meu thio que santa gloria aja anexou os pintores jndistintamente a dita bandeira de São Jorge e de quaesquer outras prouisões regimentos e posturas da Camará desta cidade que ê contrairo aja e mando ao presidente uereadores e procudadores dos mesteres delia e a quaesquer outras justiças officiaes e pesoas a que o conhecimento disto pertencer que o não obriguem nem constranjão aos encargos da dita Bandeira de São Jorge nem a outros alguns de oficial mecânico e lhe cúprã e guardem, e faça jnteiramente cuprir e guardar este aluará como se nelle cõthê o qual me praz que valha e tenha força e uigor posto que o effeito delle aja de durar mais de hú afio sem êbargo da ordenação ê contrairo. António de Moraes o fez em Lixboa a xxx de dezembro de Jbj c e seis — João da Costa o fiz escreuer.» i

«Certefico eu o Padre António Luis sacerdote de missa natural e morador em esta fregezia de Caparica que he uerdade que na capella de Nossa Senhora do Rozario que esta na matrix da dita fregezia esta hum relabolo no meio do qual esta hum nicho em que esta Nossa Senhora do Rozario de vultu, e o mais retabolo se parte em quatro painéis em hum dos quais estaua e esta Nossa Senhora da Conceição, e ao pee delia da parte direita estaua Santo Thomaz cõ hum litreiro qne sahia do boca do dito santo pêra a virgem Nossa Senhora que disia — Dignareme laudarete, virgo sacrata — E da outra parte estaua hua figura que dezião ser Sisto, de cuja boca sahia hum litreiro que dezia — Da mihi uirtutem contra hostes tuas — as quais figuras ui pintadas de óleo, e hoie as ui rapadas todas, de modo que neuhua delias se mostraua, nem parte delias, nem mais que a taboa de bordo rossada onde auião estado, e o letreiro estaua apagado sem figura de letra nenhQa o que tudo passa na uerdade, como consta do mesmo retabolo, a qual certidão passej pelo Padre cura António Lopes das Neues me requerer fosse uer o dito retabolo, e do que achasse lhe passasse certidão, e pêra este effeito fui uer o dito retabolo, e o achei como atras digo, e por assim ser passei a presente hoie 24 de setembro de 634 annos. = padre António Luis.»

i Torre do Tombo. Chancellaria de D. Filippc II. Privilégios. L.° 3, fl. 148.

«De ordem da mesa mãodou fazer diligencia pello padre Iorge Cabral da cõpanhia de Iesus reuedor deste Santo officio em resão da Pintura de nossa senhora da Conceição cõ Santo thomas a mao direita e Escoto a mao esquerda, a qual pintura esta na egreia de nossa Senhora do monte em Caparica; e o que resultou he o siguinte que S. t0 Thomas esta pintado muito humilde; e Escoto muito alegre e a letra se le as auessas do Escoto pêra S. t0 Thomas ; a qual he dignaeme etc; esta pintura se fes ha sete annos; de ordem de António RoTz das neues cura da dita igreia que era official da dita confraria ao tal tempo cõ Rui Dias espinosa, e martim gonçalluez; mas ainda correo cõtoda a obra e pagamento delia, a qual fez hu Domingos Vieira que hoie assiste em casa do Conde de Monsanto esta he a enformação que temos da matéria 5 de setembro 634.
=Dr Osório de castro — Pedro da Silua.*

«Aos Inquisidores que mandem ao Padre jorge Cabral dê Rellação da matéria comtheuda clara e distyntamente, e com ella seu Parecer, E com o dos jnquisidores torne a este Conselho. Lisboa 5 de setembro de 1634.=G. pereira =francisco Barreto.
= Manoel daCunha=fr. João de vascõcellos.*

«Por ordem da mesa da jnquisiçam, fui a Almada fazer diligencia sobre um rotolo indicête que se pos em hua capella dedicada a nossa Senhora da Conceiçam; E por testemunhas fidedignas, (emtre as quaes foi o uigario da vara) achei a enformaçam que dei na dita mesa aos senhores Inquisidores que he a seguinte: Na jgreja de nossa senhora do monte sita no termo de Caparica, de que he cura ha muitos annos o padre António roíz das neues, esta húa capella dedicada a nossa senhora da conceiçam, e nella hua confraria da mesma innocaçam, de nossa senhora da conceiçam, sendo o dito padre official auera 7 annos pouco mais ou menos da dita confraria cõ Rui dias de espinhosa casado cõ hua sobrinha do dito cura, e outros homens, deu ordem o dito cura que na dita capela se pintasse nossa Senhora da conceiçam com S. Thomas a mão direita e Escoto a esquerda (em forma que o doutor Angélico esta muito humilhado, e Escoto muito alegre) com esta letra posta as auessas dignareme laudarete, uirgo sacrata, da mihi uirtutem cõtra hostes tuos digo as auessas por se começa a ler dereito pêra S. Thomas, acabando as ultimas palauras cõtra hostes tuos em S. Thomas dando a entender que S. Thomas é imigo da senhora. O pintor que pintou per ordê do dito cura estas imagens chamase domingos uieira o Escuro dalcunha; reside nesta cidade de lisboa, e comumente assiste em casa do Conde de Monsanto tê boa noticia delle hu corrieiro seu cunhado que mora être os officiaes que fazê couzas danta no fim da rua dos douradoures e gadamicineiros.

«As palauras ultimas do dito rotolo considerado o sitio delias, e mais circunstancias, ad. minimum sapiunt blasphemiam; por que dam a entender que o doutor Angélico he imigo da maj de deus, pelo que me parece que aos ditos cura e pintor se deue estranhar na mesa da inquisiçam este atreuimenlo; porque ainda que com capa de zelo da immacuhda conceiçam da virgem nossa senhora queira o cura escusar sua culpa, uã tê ia lugar esta desculpa porque (como me testificou o uigairo da vara) na uisitaçam do ordinairo se lhe mandou ia o anno passado riscase o dito rotolo, ao que não tê obedecido, e ao dito vigário da vara esta mandado faça executar a dita uisitaçam. porê nã se deue mandar riscar todo rotolo pois he da Igreja santa e louuor da Senhora senã as ultimas palauras (contra hostes tuos) suspeitas as circunstancias do lugar etc. porque cõforme a direito utile non por inutile. isto me pareceo nesta casa de S. Roque da cõpanhia de Jhesu
3. a feira 19 de setenbro de 634 = Doutor Jorge Cabral.»

in Sousa Viterbo, Noticia de alguns pintores portuguezes..., Lisboa, 1903

Thomism vs Scotism

Thomas Scotus
1. The proper object of the human intellect is the quiddity of material being (quidditas rei materiali)11*. The proper object of the human intellect is being in general (ens in quantum est)2
2. Only analogical predication holds between God and creatures32*. The concept of being holds univocally between God and creatures4
3. Man is a unity of single form (the rational soul)53*. Man is a composite of a plurality of forms (rational, sensitive, and vegetative souls)6
4. Prime matter is pure potency 74*. Prime matter can subsist independently of form by God’s omnipotence 8
5. The principle of individuation is signate matter (materia signata quantitate)95*. The principle of individuation is a haecceity, or form10
6. The immobility of the universe as a whole is the frame of reference for motion116*. Space is radically relative: there is no absolute frame of reference for motion12
7. Without motion there would be no time13 7*. Time is independent of motion 14

cf. Roger Ariew, Descartes among the Scholastics (Leiden; Boston: Brill, 2011), pp. 83-84.

Sem comentários: