terça-feira, 11 de junho de 2019

Gentes da Costa (e a miguelista exaltada) em 1828

Cedo na manhã seguinte parti para a Costa com o meu inteligente amigo Coronel Lambert.

Barco no Tejo com mau tempo, Emeric Essex Vidal (1791-1861), 1833.
artnet

Atravessámos as águas, alugámos mulas, e passeámos durante algumas milhas por terras sem interesse.

Carta Topográfica Militar da Península de Setúbal (detalhe), José Maria das Neves Costa, 1813
IGeoE

Do cimo da colina vimos em baixo a aldeia da Costa, possuindo uma forte parecença com essas tendas árabes que tinha visto cravejando as planícies africanas, parecendo à distância como que montículos de terra erguido em formas piramidais. As tendas árabes são feitas em pelo de camelo, mas estas barracas são aparentemente compostas por colmo, e são ambas conspícuas na escuridão da sua cor.

A Costa está contruída à beira da água; ante si está uma fina extensão de areia e um pronunciado mar aberto, as montanhas de Cintra emergem nobremente à distância.

A fisherman and his family, Pedrouços, Marianne Baillie, Costumes of Portugal.
Google Books

Por uma estranha inconsistência, perceptível em muitas partes da península, as mulheres da Costa estavam belamente vestidas, apesar das suas cabanas miseráveis serem destituídas do comummente necessário à vida: os homens estavam em terra alando as redes; alguns usavam gorros, outros capuzes que pareciam capotes, enquanto que a corda, cingida em torno de suas roupas soltas e pitorescas, lhes dava uma aparência de monges, em desacordo com a severidade dos seus semblantes e a liberdade de suas atitudes. 

As crianças estavam carregadas com mexilhões e vociferantes por dinheiro, e alguns "pence" lançados entre eles produziram um tremendo declínio e queda dos seus bens aquáticos. 

Demorámo-nos no local, apreciando a cena, e vimos os pescadores puxarem um saco de sardinhas cintilantes.

Costa da Caparica, brasão e coroa do Reino Unido de Portugal e Brasil antes colocados na "casa da coroa".
Caparica news

À nossa partida fomos de algum modo molestados por uma dama antiga, uma alma digna, sem dúvida, mas um pouco sentimental e muito intoxicada; falava com energia sobre Dom Miguel e parecia muito inclinada a associar-nos às suas críticas políticas, aí tívemos alguma dificuldade em evitar o perigoso tema.  

Chegámos a Lisboa antes do anoitecer. (1)


 (1) Earl of Carnarvon, Portugal and Galicia... 3rd ed, London, John Murray, 1848

Sem comentários: