sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

O Alfama (2 de 3)

Realisou se no domingo, na Costa de Caparica, uma festa de caridade, de una significação tão sympathica como commovente.

Costa de Caparica (detalhe), Alberto Carlos Lima, década de 1900.
Imagem: Arquivo Municipal de Lisboa

O distincto poeta Christovão Ayres, nosso amigo, foi o iniciador d'essa festa encantadora, poetisada pela infancia, sanctificada pelo infortunio, por isso que era dedicada ás creanças. victimas do medonho incêndio que reduziu a cinzas a maior parte das casas da Costa de Caparica. 

A distribuição do fato, feito ás creanças da Costa de Caparica

O nosso collega, Christovão Ayres, inaugurou no Jornal de Commercio, de que é redactor, uma subscrípção destinada a soccorrer as creanças reduzidas á ultima miséria, em consequencia da catastrophe que feriu os infelizes pescadores da Costa.

General Christovão Ayres por José Malhoa.
Imagem: artnet

Obtida uma somma importante acompanhada de donativos não menos valiosos, o sr. Christovão Ayres teve a feliz lembrança de convidar, por meio do jornal, as senhoras a fazerem, pelas suas proprias mãos, os fatos que desejava distribuir ás creanciahas.

O apello acordou uma larga vibração: as senhoras, que se acham a banhos na Trafaria, e muito especialmente a esposa do illustre poeta, a sr.ª D. Maria do Carmo Vaz de Carvalho, (que foi incansável em reunir todos os elementos para o bom êxito d'este emprehendimento) coadjuvaram com alvoroço a tarefa, em parte realisada por muitas senhoras de Lisboa.

A obra, nào obstante ser avultada, por que a subscripção, por um lado, e os donativos pelo outro, ampliava todos os dias a acquisição das fazendas, effectuou-se como por milagre, fixando-se o domingo 28 de setembro, à 1 hora da tarde, para se proceder á destribuiçào.

Em uma das melhores casas da Costa de Caparica, reuniram-se muitas senhoras e cavalheiros, vindos da Trafaria, de Almada e de Lisboa. 

Os volumes do fato, separados em lotes, com a competente indicação das idades das creanças a que se destinavam, cobriam duas mezas.

Á ultima hora, uma caridosa anonyma enviou seis peças de panno cru; e o nosso bom collega Brito Aranha, que assistiu à destribuiçào, apresentou um fardo de fazendas, offerecidas para o mesmo fim e remettidas á redacção do Diário de Noticias.

O conhecido bemfeitor da Costa, o Alfama, cuja figura veneranda representa a personificação da caridade e encerra uma mysteriosa historia de renuncias obscuras e de abnegaçõas ignoradas, auxiliando valiosamente os trabalhos das pessoas presentes, fez uma lista escripta, das famílias victimadas pelo incêndio.

Costa da Caparica, Depois do incendio de 1884, desenho de Rafael Bordalo Pinheiro
Imagem: Hemeroteca Digital

O sr. Christovão Ayres, assumindo, como lhe cumpria, a direcção da sympathica festa, organisou uma equitativa destribuiçào, regulada por meio de sortes, que cada uma das senhoras presentes, a quem cabia um dos grupes das differentes idades, inscriptas nos volumes, offerecia ás creançinhas enlaçadas pelos braços das mães.

O espectáculo nào podia ser mais sympathico o enternecedorl. As mulheres ao receberem das mãos das senhoras, o fatinho costurado por ellas, para os pequeninos seres, que lhe pendiam do seio, que se lhe agarravam ás saias, fitando todos e tudo com esse olhar das creanças, vagamente interrogador, de uma doçura ineffavel, desatavam a chorar e balbuciavam agradecimentos, entrecortados de lagrimas.

Algumas creancinhas como que tendo a inconsciente intuição de que se achavam, n'aquella hora, divinamente misericordiosa, no seio da caridade protegidas, pela bemdita effusão do amor, amparadas pelos braços da mesericordia infinita, choravam, ao leval-as as mães, queriam ficar, estendiam os bracitos, como se do fundo das suas pequenas almas de lyrio brotasse a prece agracecida, que appróxima os anjos dos homens e une a terra ao céu. 

Depois de realisada a distribuição, excellentemente dirigida sobejaram bastantes velumes de roupa, que foram repartidos pelas restantes famílias desvalidas da Costa, escolhidas por indicação do bom Alfama.

Entre as pessoas presentes a essa abençoada festa, que arrancou lagrimas a quantos a presenciaram, lembra-nos de ter visto as seguintes: deputado por Almada, Costa Pinto, e esposa; Raposo de Carvalho, administrador de Almada, Pedroso de Lima e D. Idalina Tavares de Lima, sua esposa e filha do nosso collega das Instituições, Eduardo Tavares; D. Virginia Chichorro, D. Maria da Gloria Archer e seu filho, Christovão Ayres e esposa, dr. Castro Freire e esposa, Brito Aranha, dr. Baeta Neves e esposa, Eduardo Burnay e esposa, Pinhões, D. Ermelina Allen, a nossa collega n'este jornal, D. Guiomar Torrezão, etc., etc.

Em seguida á distribuição, o sr. Christovão Ayres offereceu um lunch ás pessoas presentes. 

Realisaram-se, por essa occasião, alguns brindes enthusiasticos, que reproduzimos por sua ordem: 

Do sr. Costa Pinto, ao sr. Chrisovão Ayres e esposa a quem se devia a iniciativa e realisação da obra de caridade que acaba de effectuar-se.

Costa da Caparica, O incêndio do Costa Pinto, O António Maria, 1884.
Imagem: Hemeroteca Digital

Do sr. Christovão Ayres, agradecendo e brindando ao sr. Costa Pinto e aos seus relevantes e as- signalados serviços, no circulo de que é digno representante em côrtes. 

Do sr. Christovão Ayres ás senhoras, agradecendo lhes a sua generosa e espontânea coadjuvaçào.

Da nossa collega, D. Guiomar Torrezão, ao Diário de Noticias, sempre o primeiro na vanguarda de todas as cruzadas caritativas, e ao sr. Brito Aranba, como representante da redacção d'esse jornal.

Do sr. Brito Aranha à sr.ª D. Guiomar Torrezão, agradecendo e brindando-a em nome da redacção.

Do sr. Pedroso de Lima á imprensa, e em especial aos tres jornalistas presentes, que a representavam: Christovào Ayres Jornal do Commercio; Brito Aranha, Diario de Noticias; D. Guiomar Torrezão, Diário Illustrado.

Do sr. Costa Pinto ao sr. Raposo de Carvalho, a Eduardo Coelho, a toda a redacção do Diário de Noticias, a quem se deve grande parte da propaganda feita a favor da Trafaria e Costa de Caparica, propaganda coroada do melhor êxito; e por ultimo á imprensa ali representada. 

Do sr. Archer a Christovão Ayres e esposa.

Do sr. Christovão Ayres á sr.ª D. Maria da Gloria Archer e seu filho. 

Do sr. Raposo de Carvalho ao engenheiro florestal, o sr. Magalhães. 

Do sr. Costa Pinto á família real portugueza, e a sua alteza o príncipe real, D. Carlos, pelo seu anniversario natalício. 

Jaime Artur da Costa Pinto
Imagem: Biblioteca Nacional Digital Brasil

Do mesmo sr. á sr.ª D. Idalina Tavares de Lima, brindando seu pae, o digno redactor principal das Instituições, o sr. Eduardo Tavares. 

E, por ultimo, ainda do sr. Costa Pinto ao sr. Alfama, exaltando a sua inexgotavel caridade a favor dos pobres de Caparica. 

O sr. Alfama agradeceu por entre lagrimas de commoção os benefícios das pessoas presentes, e, dirigindo se ás senhoras, em algumas palavras repassadas de sentimento, a que a sua cabeça encanecida prestava uma dupla eloquencia, disse que só o Ente Supremo poderia recompensar-lhes a grande obra de caridade que ali tinham ido praticar. 

Costa da Caparica, O incêndio do Costa Pinto, 1884.
Imagem: Hemeroteca Digital

As senhoras presentes foram, por espontâneo impulso, apertar a mão do respeitável ancião.

Cerca das cinco horas da tarde, retiraram todas as senhoras e cavalheiros para a Trafaria. 

A comitiva, formando uma numerosa cavalgada, composta na maioria dos pacíficos burros, atravessando o vasto areal que separa a Trafaria da Costa, apresentava um aspecto pittoresco e movimentado. 

Costa da Caparica, Adriano de Sousa Lopes (1879 - 1944).
Imagem: MNAC (museu do Chiado)

Conversava-se, discutia-se as próximas novidades theatraes; as vozes e os risos resoavam harmoniosamente na límpida atmosphera de uma tarde encantadora. 

O cheiro aromatico do juncal, a doçura contemplativa do crepúsculo, envolviam os cavalleiros; e não foi sem a vaga melancolia que deixam na alma as horas suaves, quando fogem, e as diversões queridas quando terminam, que as mãos se tocaram, cruzando se ao som d'esta palavra, raras vezes indifferente: — adeus. (1)


(1) Diário Illustrado, 1 de outubro de 1884


Artigos relacionados:
O Alfama (1 de 3)
A Costa no século XIX
Colégio do Menino Jesus (1876 - 1901)

Sem comentários: