domingo, 9 de outubro de 2022

Árpád Szenes: Maria Helena na praia

Retratista virtuoso, Árpád capta sobretudo a essência dos traços de Maria Helena. Os primeiros retratos datam dos anos 30, início da vida a dois e, sem se perder em detalhes,

Caparica I (colecção Jorge de Brito), Arpad Szenes, sem data.
Vieira da Silva - Arpad Szenes nas colecções portuguesas, Casa de Serralves, Porto, 1989

Árpád realça, de forma inequívoca, os contornos que definem a pintora.

Caparica, Arpad Szenes, 1934.
Museu Fundação Árpád Szenes - Vieira da Silva


Não é óbvia nestes retratos a cegueira da paixão: Maria Helena não é perpetuada como uma beldade, chega a ser, em muitos casos, quase caricaturada e, no entanto, há uma dedicação quase obsessiva na quantidade de esquissos realizada. (1)

Caparica, Arpad Szenes, 1934.
Museu Fundação Árpád Szenes - Vieira da Silva

Árpád Szenes e Maria Helena encontram-se pela primeira vez na academia parisiense Grande Chaumière, em 1928. Casam em 1930, sem considerarem outra hipótese senão a de uma vida a dois, para sempre. Uma espécie de conto de fadas modernista, traçado a lápis, caneta ou pincel.

Caparica, Arpad Szenes, 1934.
Museu Fundação Árpád Szenes - Vieira da Silva

Companheiros de vida e de ofício, enredados numa pesquisa paralela e solitária, inspiram-se, partilham e discutem, numa sinergia contínua.

Baigneuse à Caparica, Arpad Szenes, 1934.
Museu Fundação Árpád Szenes - Vieira da Silva


Vieira foi o modelo dileto, invocado nos primeiros anos pela paixão e pelo desejo e, mais tarde, pelo conforto de um amor sempre disponível.

Caparica V (colecção particular), Arpad Szenes, 1934 1936.
Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva: elementos para um projecto de uma visita virtual

Quieta sem nunca se tornar ausente, Vieira da Silva é desenhada e pintada pelo marido inúmeras vezes, numa variedade de registos que oscilam entre o repouso e a atividade artística (...) (2)

Caparica, Arpad Szenes, 1935-1936.
Museu Fundação Árpád Szenes - Vieira da Silva


(1) Sandra Santos, "Le couple" de Árpád Szenes e de Maria Helena Vieira da Silva
(1) Sandra Santos, idem

Informação relacionada:
Fundação Árpád Szenes - Vieira da Silva
Árpád Szenes (Fundação Calouste Gulbenkian)
Jeanne Bucher Jaeger: Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)
Jeanne Bucher Jaeger: Árpád Szenes (1897-1985)
Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva: elementos para um projecto de uma visita virtual
Véronique Jaeger: The Arcana of the Heart
Vieira da Silva - Arpad Szenes nas colecções portuguesas, Casa de Serralves, Porto, 1989,

Media:
Visita guiada: Casa-atelier de Vieira da Silva e de Arpad Szenes

Ma femme chamada Bicho (filme documental de 1978 de José Alvaro de Morais sobre o casal de pintores Maria Helena Vieira da Silva e Árpád Szenes)


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