quarta-feira, 18 de maio de 2022

Costa do Mar

Alguns anos após a criação da Academia Real das Ciências de Lisboa, a carta de Portugal voltava a ser novamente assunto de discussão. Decidiu-se então o seu levantamento por comarcas, à semelhança da carta de França, e entregou-se a de Setúbal, aquela que se deveria tomar como exemplo, à responsabilidade de Jacob Crisóstomo Pretorius, coadjuvado por Henrique Niemeyer e por outros oficiais engenheiros.

Plano geral que representa a Costa do Mar entre Trafaria e Cabo Espichel (detalhe) de Jacob Crisóstomo Pretorius, datado de 22 de Abril de 1789.
Arquivo Histórico Militar, 3/47/AH-2/6 – nº 18468

Em 1789 propunha-se a medição de uma base geodésica a Sul de Lisboa, entre a Lagoa de Albufeira e a Trafaria, que não se concretizou, ao mesmo tempo que se executavam observações para a construção do esqueleto de base e se iniciavam separadamente os trabalhos topográficos (...)

Mas os desentendimentos com Pretorius, que não seria certamente a pessoa mais capaz para empreender tal tarefa, e as acusações da Academia pela demora dos trabalhos dos engenheiros, que poucos meses tinham ainda, acabariam certamente por ditar o fim da comissão. Serra diria então que "a Real Academia nos julgou pelos trabalhos do capitão Pretorius", cujo sistema era rápido mas "todo falso".

Plano geral que representa a Costa do Mar...
Jacob Crisóstomo Pretorius, 22 de Abril de 1789.
Arquivo Histórico Militar, 3/47/AH-2/6 – nº 18468
Plano Geral que representa a Costa do Mar entre Trafaria e Cabo Espichel, mostrando a sua Configuração, Praya; Medos, Aribas e Rochedos da Costa; indicando também na Linha encarnada a. c. b. n. z. a extensão do grande Rota de quatro legoas, que se há de medir por Toesas para a perfeição do Mappa Geográfico da Província,

por Praetorius,
22 de Abril 1789



E por aqui se ficou este projecto em 1790 (...) (1)


(1) Maria Helena Dias A odisseia da Carta Geral de Portugal, Lisboa, Instituto Geográfico do Exército, 2013

Artigos relacionados:
Quinta Távora e Mosteiro da deceda
Mar da Calha
O Juncal da Trafaria
Costa da Caparica — urbanismos
A Boca-do-Grilo
etc.

Leitura relacionada:
O Programa de Obras Públicas para o Território de Portugal Continental, 1789-1809 (I e II)

Sem comentários: