quarta-feira, 13 de abril de 2022

Oásis

Eu nunca percebi a letra dele, nem sequer o remetente (Pedro Homem de Mello), por isso não liguei. Um dia ele disse-me que me tinha escrito um fado e eu, envergonhadíssimo, musiquei-o imediatamente. (1)

 Costa da Caparica. Badeort Kohrmann, B. (Herstellung) 1935.

Aquela praia ignorada
Aquela praia-contraste
Entre a liberdade e a lei
Aquela praia ignorada
Foste tu que ma mostraste
Ou fui eu que a inventei?




Lençol de seda ou de linho?
Deitei-me nele ao comprido
Quando estiveste a meu lado...
Lençol de seda ou de linho
Lençol de espuma rompido!
Lençol de areia queimado!

Moinhos que andais no vento
Leite que escorres da lua
Quero pedir-vos perdão!
Todas as praias são brancas
Todas as praias são brancas
E só aquela é que não!


Mas é tão grande o contraste
Entre a lei e a liberdade
Que, às vezes, até nem sei
Se aquela praia ignorada
Foste tu que ma mostraste
Ou fui eu que a inventei. (2)


(1) Na Caparica de Carlos do Carmo não havia fado, havia rock’n’roll
(2) Pedro Homem de Mello in Do corpo: outras habitações

Sem comentários: