quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

A lombriga...

No verão de 1952, a Piedense faz ensaios com os seus novos comboios automóveis, que o povo irá em breve apelidar de "os carrinhos".  São dois tractores Ferguson que rebocavam carruagens de 16 lugares, abertas de lado, e que irão estabelecer três circuitos urbanos dentro da Costa de Caparica. (1)

Costa da Caparica, Caminhos da Praia, ed. Passaporte, 12, década de 1950.

Na imagem, anterior a 1975, vemos esse comboio com as cores da "Transul", empresa de transportes constituída em 1 de Janeiro de 1968 pela fusão da "Transportes Beira-Rio" de Rodrigo Zagalo e Melo (falecido a 10 de Agosto de 2012 com 87 anos) com sede na Cova da Piedade e a "Empresa de Camionetes Piedense", de José Sousa Silva e Fernando Sobral, com sede na Trafaria.

Costa da Caparica, ed. Centro de Caridade N. Sra. do Perpétuo Socorro, década de 1970.
Delcampe

Este comboio funcionava anteriormente à fusão, com as cores da "Piedense" - cinza prata e azul - a concessionária dos transportes públicos rodoviários no concelho de Almada para a Costa da Caparica - "Praia do Sol". (2)

Costa da Caparica, Largo Comandante Sá Linhares, ed. Passaporte, 08, década de 1950.
Delcampe


Pelo menos até finais dos anos 70 o comboio ou como também se chamava, a lagarta, fazia o vai-vem entre o centro da Costa e o "Ninho" localizado na zona de pinhal em Santo António da Caparica, e tinha várias paragens pelo caminho.

Costa da Caparica, Bar Valverde na Mata, ed. Passaporte, 26, década de 1950.

O "Ninho" (ainda hoje assim lá está assinalado), era um local de lazer muito procurado no Verão pelos veraneantes por ser sombreiro de dia e fresco nas noites cálidas de Verão.

Costa da Caparica, Esplanada da Pensão Sto. António, foto António Passaporte, década de 1960.
Delcampe


A última viagem ocorria do "Ninho" para a Costa às 00h25. Nos anos 60, o bilhete custava 2$50. (3)


(1) José Luís Covita, Memórias de Um Século de Autocarros - A Sul do Tejo, Lisboa, Scribe, 2012
(2) almaDalmada
(3) Idem (Luis Filipe Veiga)

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