quarta-feira, 30 de maio de 2018

Uma excursão alegre à Praia do Sol

Quatro meninas lisboetas, cheias de espírito de empreendimento, atraídas pelo sol, resoveram de um momento para o outro fazer uma excursão à Praia da Caparica.


De braço dado seguem para a praia. Nenhuma sabe o que as espera, e é precisamente esta atmosfera de aventura e de incerteza que torna a excursão tão atraente.

O reporter do "Sinal", Leopold Fiedler, teve o prazer de as acompanhar, apanhando com a sua objectiva as aventuras das irrequietas alfacinhas na praia, episódios ao sol e à beira mar, que dão alegria e novas energias, deixando esquecer os cuidados e afazeres cotidianos.

Almoçam num pequeno restaurante de Caparica. A Carmen, que gosta de dançar, imita diante do seu "público" uma bailarina conhecida.


Na praia. Três das meninas subiram para a prôa de um dos característicos barcos de pesca, em quanto a quarta dá o seu passeio, montada num burro.


O que os pescadores fazem não deve ser difícil para as mãos habilidosas das "meninas", o que elas põem imediatamente à prova.


Uma das quatro desconhecia uma fonte, o que dá azo a novas brincadeiras. (1)


A presença Alemã em Portugal durante o período da II Guerra Mundial foi articulada na sua maior parte através da actividade dos Serviços da Legação.

Entre estes, tomou alguma proporção o Serviço de Propaganda que se dotou duma estrutura hierarquizada e bem organizada na qual empregou no período de 1941-43 “cerca de 70 funcionários permanentes e centenas de voluntários em todo o país” (António José Telo, “Propaganda e Guerra Secreta em Portugal” Perspectivas & Realidades Lisboa Maio de 1990).

Sinal (edição portuguesa da publicação alemã Signal) n° 6, 1944.
iOffer

O Serviço de Propaganda da Legação Alemã era dirigido pelo seu chanceler Dr. Wilhelm Klein, com quem trabalhava o homem que dirige a SINAL em Portugal: Kurt Zehntner (Rui Araújo, "O Império dos Espiões", Oficina do Livro, Lisboa Outubro de 2010). (2)


(1) Signal Magazine
(2) Idem

Sem comentários: