domingo, 19 de novembro de 2017

Sobreda BD

O GBS (Grupo Bedéfilo Sobredense) criado em 1985, com o nome de NBS - Núcleo Bedéfilo Sobredense, é um grupo de fãs de Banda Desenhada que ao longo destes 27 de existência [em 2012] tem divulgado bastante a BD em Portugal e na Europa.

Sobreda, Solar dos Zagallos.
Imagem: Lisboa, Vale do Tejo, dezembro de 2005

As jornadas da Sobreda BD já existem desde 1982, concretizadas, devido ao esforço de um amante de BD que residia na Vila de Sobreda, de seu nome Armando Luiz Corrêa, embora seja mais conhecido por Luiz Beira.

Grupo Bedéfilo Sobredense.
Imagem: Kuentro

A primeira exposição da Sobreda BD deu-se de 20 a 28 de Maio de 1982. Com um interregno de 2 anos o GBS volta para continuar a divulgar o nome da BD com mais vigor que nunca. (1)

Sobreda BD 2001.
Imagem: Kuentro

Como amante da 9.ª Arte, [Luiz Beira] foi o fundador do Grupo Bedéfilo Sobredense (GBS) na Vila da Sobreda (Concelho de Almada), onde criou as "Jornadas Internacionais de Banda Desenhada" (ou Sobreda-BD, como ficaram conhecidas) que trouxeram ao nosso país alguns autores estrangeiros de renome (como Hermann, Danny, Didier Convard, Horácio Altuna, Jacques Martin, François Craenhals, entre outros)

Sobreda BD, Almada BD Fanzine n° 11, 1993.
Imagem: Ephemera

e homenagearam muitos dos chamados autores clássicos portugueses (como Fernando Bento, Vítor Péon, Artur Correia, Augusto Trigo, Baptista Mendes, José Ruy, José Garcês, José Pires, Eugénio Silva [Carlos Alberto Santos], entre outros).

Cadernos Sobreda BD, n° 20, 2006, dedicado a Carlos Alberto Santos
Imagem: BDBD

Por proposta sua, a Vila da Sobreda deu os nomes de Fernando Bento e Vítor Péon a duas ruas (inauguradas no mesmo dia, a 11 de Maio de 2002). 

Fernando Bento e Vítor Péon.
Imagem: BDBD (Tema: Evocando)

As exposições das Sobreda-BD fizeram digressões por muitos pontos do país, especialmente em Viseu e Moura, lançando nestas duas cidades as sementes que deram origem aos respectivos salões BD [...] (2)

Sobreda BD, Boletim Municipal, maio 2001.
Imagem: issuu, Câmara Municipal de Almada

O GBS existe desde 1982 e, vivendo com alguns altos e baixos, conseguiu sobreviver até aos dias de hoje. Estivemos parados durante dois anos pois houve muita malta do grupo que saiu por razões escolares e também pessoais. Resolvemos então fazer uma pausa, neste momento estamos a preparar as coisas para voltarmos a ter exposições, e o principal, estamos a fazer obras na sede.

Cadernos Sobreda BD, Extra, 1995, dedicado a Tibet.
Imagem: BDBD

O grupo e o Festival Sobreda BD são mais conhecidos no estrangeiro do que no nosso próprio país, embora já tenhamos feito muitas exposições por todo o Portugal. Essa é a principal função do GBS: divulgar a BD a nível nacional e levar a mesma onde não haja nenhuma espécie de eventos deste género. O mês passado tivemos uma exposição em Montargil e uma palestra sobre ilustração e BD.

Cadernos Sobreda BD
GBS Edições (no Facebook)

Temos também edições, os Cadernos Sobreda BD (álbuns que são normalmente lançados com o evento da Sobreda) e o Almada BD Fanzine (este irá sofrer alteração de nome porque vai passar a ser um livro do formato da Zona).

Personagem O Ponto, Almada BD fanzine 6, 1991 .
Imagem: BDBD

Neste momento andamos em negociações com a Junta de Freguesia de Sobreda e com a Câmara Municipal de Almada para assinar um protocolo e definirmos estratégias já para este ano e anos vindouros. (3)

*
*     *

SOBREDA-BD... O QUÊ?!...

A Junta de Freguesia da Sobreda (Almada) deu a entender que queria "ressuscitar", e em força, os famosos Salões-BD da Sobreda (povoação que muito deve a sua projecção "no mapa" à BD).

Brasão da freguesia da Sobreda.
Imagem: Wikipédia

O responsável da Cultura desse organismo convocou uma reunião, de certo modo urgente, com o GBS (Grupo Bedéfilo Sobredense). Compareceram: Rá, Luiz Beira, António Valjean e Hugo Teixeira. Todos presentes na hora exacta à boa moda britânica.

Favela, António Valjean..
Imagem: BD à Bá: Entrevista com Valjean

Bronca: o devido responsável da J.F. da Sobreda é que não deu sinal de vida!!!... Então, como é? (4)


(1) BD ao Forte
(2) BDBD
(3) BD à Bá: Entrevista com Valjean
(4) BDBD

Informação adicional:
GBS Edições (no Facebook): Cadernos Sobreda BD

Sem comentários: