segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Mouro na Costa

Relação dos cativos que por ordem De El Rey N. Senhor D. João V resgataram na cidade de Argel, os religiosos da Santissima Trindade, da Provincia de Portugal este anno de 1739, sendo Provincial, o Pregador Geral Fr. Mathias do Rozario ; Redemptores, o Doutor Er. Martinho de Santa Anna, e o Mestre Fr. Francisco Coutinho, Thesoureiro Joze Antonio Soares de Noronha, e Escrivão Joze Coutinho de Faria, Procurador Geral da Redempçao dos Cativos, Fr. Miguel da Nóbrega, Religioso da mesma Ordem, e Promottor , e Procurador Geral da fazenda dos mesmos Cativos, o Doutor Valentim da Costa Deslandes Cavalleiro professo da Ordem de Christo, por impedimento do Doutor Manoel de Tavora Correa.

Torre Velha ou Torre de S. Sebastião de Caparica em 1767.
Obecervaçoens trignometricas q. se fizerão no campo nos citios de Bonus Ayrés e caza brancana Tappada Rial de S. Magestade (detalhe).
Biblioteca Nacional de Portugal

Partirão os Padres Redemptores, e Officiaes do Resgate deste Rio de Lisboa em 17.da Outubro, Chegaraó a Cidade de Argel em 27. do mesmo mez. Partirão de Argel para esta a Cidade a 15. de Novembro; chegarão a este Porto a 27. de Dezembro, e trouxerão resgatados os Cativos seguintes [...]

Rerato de D João V (1689-1750), Giorgio Domenico Duprà.
 Batalha do Cabo Matapão, 19 de julho de 1717.
Diário de Notícias

117 Jozè de Sousa, Pescador, solteiro, filho de Luiz de Sousa, natural de Caparica, junto a Lisboa, de idade de 26. annos, c de cativeiro 5. mezes, custou 440. patacas, que fazem 330U000.

Rio Tejo e Torre de Belém (efeito de luar), Nicolas Delerive.
Fundação Ricardo Espírito Santo Siva

118 Jozè Gonçalves, Pescador casado com Marianna da Sylva, natural de Caparica, junto a Lisboa, de idade de 43. annos, e de cativeiro 5. mezes, custou 415. patacas, que fazem 358U750. (1)


(1) Relação dos cativos que por ordem De El Rey N. Senhor D. João V resgataram na cidade de Argel...

Mais informação:
Corsários argelinos na Lisboa do século XVIII

Sem comentários: